RSS
Artículos

Novedades de Sociedades

O Boletim do CBR acabou de receber os números oficiais do XXXIV Congresso Brasileiro de Radiologia, realizado nos dias 12 a 14 de novembro de 2005, na cidade de Brasília (DF), organizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Brasília.

O evento recebeu 1.331 Médicos e técnicos (pagantes), 102 Professores e Diretoria CBR. A distribuição por estados e regiões ficou assim disposta:

Região Sul: RS 36; SC 33; PR 30 - Total: 99
Região Sudeste: ES 20; MG 113; RJ 83 - Total: 216
São Paulo: 212
Região Centro-Oeste: DF 318; GO 101; TO 9; MS 9; MT 11 - Total: 448
Região Nordeste: BA 109; PB 24; PI 21; SE 9; MA 18; CE 27; AL 21; RN 21; PE 48 - Total: 298
Região Norte: AC 2; AM 12; RO 5; AP 5; PA 34 - Total 58.

Os professores não foram distribuídos por estados. Podemos ver que o congresso atraiu médicos de todos os estados brasileiros. Esse fato tem importância geográfica, na medida em que é mais fácil para o colega do
Amapá, Roraima, etc. vir à Brasília. A Comissão Organizadora em nome do Dr. Manuel Aparecido Gomes da Silva agradece a todos o apoio e a participação.

Parte Científica
A preocupação da Comissão Científica foi de organizar uma programação do mais alto nível, intensa e forte do início ao fim, com excelentes professores, temas que abrangessem desde o básico até o que se faz de mais atual em diagnóstico por imagem. Isso foi alcançado na medida em que tivemos uma freqüência muito boa em todas as salas. A única exceção foi o curso de técnico de raios X, em que esperávamos 60 pessoas e tivemos menos. Não podemos dar destaque a um curso em especial, pois todos tiveram nível excelente, atestado por todos que assistiram as aulas e nos transmitiram os elogios.

Uma das novidades foi a CCRP – Júnior, onde radiologistas “jovens” (com menos de 40 anos e mais de 5 anos de formados) tiveram a oportunidade de estudar e apresentar um caso, nos mesmos moldes da CCRP Sênior. Foi muito bom o resultado.

Outra novidade foi a apresentação dos trabalhos sob a forma de painéis eletrônicos, a exemplo do que já é feito no Congresso Europeu e será feito no Congresso Mundial de US, na Coréia, em maio próximo. Tivemos algumas dificuldades iniciais na adaptação do regulamento de apresentação dos trabalhos, as quais fomos resolvendo à medida que apareciam. Consideramos o resultado muito bom, pois apesar de ser a primeira experiência, tivemos 250 trabalhos inscritos selecionados.

Essa forma de apresentação traz muitas vantagens como facilita o estudo porque foram colocados 32 computadores à disposição dos congressistas e um funcionário à disposição para orientação e esclarecimento de dúvidas. O médico podia acessar todos os trabalhos de forma independente e rápida.
Mostrando Página 1 de 2

1 2 >

Comentarios

Tiene que estar logueado para poder comentar.